Olá! Vem hoje conhecer a Bienal do livro Rio de Janeiro 2019!

Entrada triunfal da bienal do livro 2019
Entrada triunfal da bienal do livro 2019

Então, galera, a Bienal do livro Rio de Janeiro 2019 está rolando, desde o dia 29/08 e vai até dia 08/09. Então dá tempo de garantir seu ingresso em ir, hein.

Veja também a de 2017: Vlog Bienal do livro RJ – 2017

Deixar eu contar um pouquinho sobre como foram meus dois dias na Bienal, e como está essa edição de 2019:

  • A entrada triunfal! Sempre que a gente entrava, já dava de cara com os estandes, nossos livros lindos estampados ali. Agora, a Bienal do livro Rio de Janeiro 2019 ousou e fez toda uma ornamentação, tipo um hall de entrada GIGANTE, com grafites de artistas nacionais (começando com o belíssimo Cristo Redentor, logo ali na bilheteria), além de uma praça fofa.

 


E o ponto forte dessa entrada foi além da beleza: ajudou a descongestionar os visitantes. Sempre amei Bienal do Livro, mas sempre me incomodei muito com o excesso de gente, já precisei sair para a área externa para respirar um ar. Agora a galera se dispersou legal e evitou grandes muvucas.

  • A boa disposição dos estandes. Na última Bienal do Rio eu comentei, como ponto negativo, que eles juntaram as grandes editoras tudo pertinho, e empacava os corredores. Esse ano estava melhor para circular.
  • A #arenasemfiltro!! Assisti a duas palestras lá, e era animação total! O rapaz é super alegre, faz o tempo de espera mais divertido, além de todos bem educados e respeitar bastante a todos nós. Amei o fato de deixarem um momentinho para a gente cumprimentar o maravilhoso Luís Fernando Veríssmo.

Leia uma resenha de crônica dele aqui: Crônica do mês: Vitor e seu irmão (Veríssimo)




Ameeeei as palestras que assisti: A do Luis Fernando Veríssimo, sobre a adaptação de seu livro “O clube dos Anjos” para o cinema, junto com o diretor Ângelo. Foi muito importante para enriquecer minha cultura, tanto literária quanto ao cinema nacional.

Veja um trechinho do filme, previsto para 2020 aqui: Conversa com Bial.

E a palestra Escrever para emponderar, com as maravilhosas Lelezinha, Anelis e Joice Berth. Foi inspiradora e importantíssima para consolidar minha carreira de escritora.

  • A distribuição de senhas continua bem legal e organizada. Perdi a senha para ver a Monja Coen, mas eu bobeei mesmo *snif*
  • Os cantinhos para fotos. Um mais fofo que outros. Foi legal porque vários estandes de editoras menores investiram neles. Pessoas paravam, faziam fila e tiravam fotos. E, de cara, conheciam mais uma editora.
Cantinho fofo da editora Nova Fronteira na Bienal 2019
Cantinho fofo da editora Nova Fronteira na Bienal 2019
  • Vendedores ambulantes com comidinhas para tapear a fome. Eu já curtia muito a forma que a Bienal do Rio reúne as lanchonetes, e, cada vez mais tenho visto os vendedores circulando, para facilitar mais ainda o trânsito e o passeio. Mas os preços continuam salgados (eu sigo levando meu lanchinho de casa).
  • Bancas com livros de R$ 10,00. Aliás, estandes inteiros com livros nesse valor. Vários sebos e edições simplificadas (destaque para a Ciranda Cultural) de clássicos da Literatura. Vale separar um tempinho para olhar as bancas e encontrar livros de sua preferência. Eu achei um que queria um tempão lá, perdidinho, por 10 dinheirinhos.
Cantinho lindo da Editora the Gift Book Bienal RJ 2019
Cantinho lindo da Editora the Gift Book
  • Personagens simpáticos circulando pela Bienal. E, sim, paravam para as fotos sem reclamar. Mas o destaque foi o Capitão América, parecidérrimo com o Chris Evans e super educado #lindo!!
  • Autores consagrados ou não disponíveis para nós. Adorei o fato de muitos deles não estarem em um horário específico, num cantinho isolado, com filas e senhas. Adoro esse contato direto, poder conversar, como aconteceu com a Ray Tavares e Haroldo Dutra, ali no estande da editora mesmo.
Cantinho disputado na Bienal do livro rio de janeiro, fica na Editora Instrínseca!
Cantinho disputado na Bienal, fica na Editora Instrínseca!

Aaaaah, a Bienal do livro Rio de Janeiro 2019 foi assim: perfeita! Menos claustrofobia, preços legais (mas de 10 em 10 eu fui à falência rsrs), boas palestras e oportunidades de conhecer/rever nossos autores lindos e gente nova.

Saiba das minhas impressões da Bienal de SP do ano passado: Bienal do Livro 2018 – São Paulo




E, claro, rolou vídeo no canal com imagens e detalhes da Bienal do Rio:

E você, já foi? Viu alguma coisa diferente? Compartilha aqui suas considerações.

Vai ainda? Espero que tenha gostado das diquinhas, depois conta como foi <3

Não poderá ir? Espero que o post e, principalmente, o vídeo tenha dado para conhecer como foi.

Beijo no coração!!









 

Facebook Comments Box