O que é um texto jornalístico?

Sim, eu sei que jornal hoje não é a coisa mais natural como era antes. Lembro que quando eu era criança era chique assinar jornal, coisa de rico. Mas o fato da gente ver pouco em papel, não significa que não exista. Vamos conversar sobre isso?
Para falar sobre isso, a gente precisa lembrar que texto jornalístico não é aquele que a gente lê no jornal impresso, dá para ler até no nosso celular. E isso nem é o mais importante, mas sim a gente saber que ele possui algumas características próprias.

Leia também: O que é argumentação?

Quais são as características de um texto jornalístico?

Normalmente, esses textos são os que a gente chama de notícias. Sua função é informar e comunicar os leitores alguma coisa. Por isso os textos jornalísticos são também textos informativos.
Eles podem ser encontrados em jornais, revistas, internet, TV, rádio e no YouTube.
Ah, e sim, também pode ser falado, como no caso do Jornal Nacional. As notícias que eles dão, são textos jornalísticos.
Eles podem existir tanto para nos informar como para nos entreter. Temos vários tipos de texto dentro dele. Cada um tem a sua finalidade.









Finalidades da notícia:

É comunicar a sociedade sobre um acontecimento novo, alguma coisa que acontece e que seja importante. Pode ser tanto assunto político, econômico, social, cultural, esportivo… Seja em qualquer meio de comunicação: rádio, TV, jornal, revista, blogs etc.
Uma notícia pode informar tanto uma tragédia, resultado de eleição, uma descoberta científica (como a nossa sonhada vacina) ou até mesmo a escalação do time para a Copa do Mundo.

E quem escreve?

Essa pessoa, o jornalista, redator… ela precisa ser imparcial com o que escreve, por exemplo: se ela fala de política, não pode dizer sobre qual candidato ela apoia, nem fazer comentários pessoas “Ah, aquele bandido do Fulano”. Sua função é informar. E ser objetiva também, nada de falar muito.
É essencial que verifique o fato também, para não espalhar fake News e nem enganar as pessoas. Além de ser clara ao escrever. O objetivo de qualquer texto é ser entendido pelas pessoas.

Fonte das pesquisas: Toda Matéria e Brasil Escola.

E tem vídeo no YouTube, clica para assistir:









Facebook Comments Box