Gêneros textuais

Já reparou que cada texto tem uma estrutura, uma forma diferente de escrever e falar? Essas características podem ser entendidas como gêneros textuais.

Cada texto que tem a sua função tem seu objetivo e, para isso, ele precisa seguir uma estrutura. A maioria dos gêneros tem forma, tem função bem definida.

Mas o que são gêneros?

generos textuais
São vários gêneros, para objetivos diferentes.





Segundo Bronckart são unidades de produção verbal, que tem por objetivo transmitir uma informação linguisticamente organizada. Ou seja, eles trazem características sociocomunicativas. Para facilitar mais ainda, para cada objetivo, um gênero.

Vamos conhecer alguns? Textos jornalísticos Texto teatral O que é um conto? O que é um texto didático? e etc.

 

Lembrando que no meu canal do YouTube tem vídeos falando sobre vários desses gêneros, só se inscrever para conferir e aguardar mais.

Importante não confundir com os tipos de texto. Esses são bem limitados e estruturados, já os gêneros são ilimitados, são muitos e é até difícil contar, surgem novos com o tempo e com a modernização (como a internet). Sem contar que eles podem misturar entre si.

Mas porque é importante saber?

Se para cada função há um gênero, se acontecer de você errar na escrita (ou fala), a pessoas que ler/ouvir pode não compreender, pode interpretar errado.

Exemplos no vídeo no meu canal









Facebook Comments Box