Você sabe o que é um conto?

Vamos conversar sobre o significado e suas características?

Segundo o escritor argentino Julio Cortázar: “conto é a tradução dos sentimentos profundos e das contradições de nossa alma”. Para o autor, ele vence os leitores por nocaute.

Conheça o escritor aqui: Júlio Cortázar

o que é conto
O que é conto? Créditos da imagem: Canva

Mas, o que isso quer dizer?

Apesar de ser uma narrativa curta, o conto apresenta muita intensidade e tensão, sem esgotar o interesse de quem lê. É uma narrativa curta por excelência, que te prende de início a fim. Já nas primeiras linhas, o conflito é apresentado.

Conheça algumas resenhas de contos aqui no blog :Os seis criados do príncipe – Irmãos Grimm, Venha ver o por do sol – Lygia Fagundes TellesUm apólogo – Machado de AssisA guardadora de gansos – Irmãos GrimmO Búfalo – Clarice LispectorO Amor nos Tempos de #Likes,





 

Como toda narrativa, o conto também tem suas características.

Apresenta uma situação central, com bastante intensidade e tensão. Ao contrário de romances, por exemplo, o conto apresenta apenas uma temática, na qual o texto todo se desenvolve. E, dentro dessa situação, há muita intensidade e tensão. É uma história densa, embora compacta.

Intensidade e tensão

  • Intensidade – os fatos são narrados com a máxima força expressiva
  • Tensão – é o resultado do conflito e do modo intenso de narrar

No conto também há o chamado instantâneo revelador, onde revela uma realidade mais profunda da que foi narrada. Há um universo a ser descoberto.

E, claro, tem vídeo lá no canal explicando bem legal, com alguns exemplos de contos famosos para você se identificar.

Beijos no coração!!








Facebook Comments Box