Gerundismo, por que é ruim?
Em algum momento você já ouviu falar em gerundismo? Ouviu que não pode? Bem, esse vídeo é para você que está na escola ou que precisa escrever bem, vou estar contando o que é gerundismo (oops!)
Gerundismo é considerado um vício de linguagem. Não que seja totalmente errado e não pode falar de jeito nenhum. Em uma conversa com amigos, um papo legal na internet, ou até mesmo um vídeo aqui, bem rápido, a gente fala, é normal e até ok.
Mas, se for escrever algo formal, uma prova de escola, redação ou até mesmo, como no meu caso que sou escritora, escrever um livro, ele não é bem visto e pega muito mal.
Vamos entender o porquê?
Muitos acreditam que começou com o telemarketing americano: Tipo “I will be sending” (Vou estar mandando). E nós, brasileiros, acabamos pegando esse hábito, traduzimos ao pé da letra.
- Começa com “vou estar”. Vou é futuro. E ainda junta com um verbo no infinitivo.
- Depois, é o emprego do gerúndio (gerúndio é um verbo ) em um contexto que não ocorre a simultaneidade.
- Ou seja, três verbos em tempos diferentes em uma frase. É no futuro ou presente?
Exemplo:
“Eu não sei quando Roberta vai estar voltando de viagem.” Ela no caso voltará de viagem, então o certo seria: “Quando ela voltará de viagem.”
Ou, como no caso do telemarketing: “Vou estar transferindo sua ligação para a secretaria.” A pessoa vai transferir, então no caso diria: “vou transferir.”
Quando está correto?
Se a ação de fato acontece, de forma simultânea, aí sim.
Exemplo:
“Não me liga de noite, pois vou estar estudando para a prova.” A pessoa de fato estará estudando.
Por que é ruim?
Como já disse, são três verbos diferentes em uma frase. Além de tudo, ele polui o texto, fica cansativo ler. Imagina a situação?
“Oi amiga, não fica triste não. Olha, quando eu tiver tempo, vou estar passando na sua casa para você poder me contar tudo o que vai estar acontecendo.” Feio, não?
Mas olha só:
“Oi amiga, não fica triste não. Olha, quando eu tiver tempo, passarei na sua casa para você me contar tudo o que vai acontecer.” Não ficou mais limpo, gostoso de ler?
Então, atenção na escrita e treinem na fala também. É um hábito. E, claro, temos vídeo no canal para conversar sobre gerundismo.
Beijos no coração!!