Já ouviu falar em coesão e coerência?

Bem, parecem duas palavras bem estranhas, mas são simples de entender. Além de serem importantes, são essenciais para a prática de escrita.

Um texto, seja ele qual for, precisa ter coesão e coerência. Para entender melhor, é importante compreender o que é texto.

Texto vem do latim tecere, que significa tecer. O que já nos leva a lembrar de tecido. E é isso mesmo, é esse o processo de escrita: tecer as palavras. Da mesma forma que em um tecido há a costura, a junção dos fios, a escrita também é formada por partes, que são as palavras, as frases… mas não tudo jogado, como uma farofa, sim tudo costurado, com sentido, bem construído.




 

E aí é que entra a coesão e a coerência. São elas que permitem esse processo de costura, de junção de palavras.

Vamos entender melhor sobre cada uma delas.

Coesão

É o mecanismo que permite a costura, é juntar as partes que compõe um texto. Uma dica boa para entender, é fazer perguntas ao texto. Se você conseguir responder, entender o texto, é porque houve coesão. E, sendo assim, um texto bem escrito. Para entender melhor, só assistir ao vídeo sobre o tema, com alguns exemplos e descobrir os movimentos do texto também:

Coerência

Já é um termo mais conhecido, né? Um texto coerente é um texto que faz sentido, que há uma sequência lógica. Para entender melhor ainda, é só pensar: estou lendo um texto e tem alguma coisa estranha. Essa estranheza, provavelmente, é uma incoerência. Claro que, algumas vezes, a gente precisa ler nas entrelinhas, tem algumas coisas implícitas, ou que a gente mesmo não prestou atenção no contexto. Para isso, é só ler com atenção, parte por parte. Para entender melhor ainda, tem vídeo no canal, com alguns exemplos:

E, como eu sempre digo (até porque é verdade), a gente precisa ler o texto TODO, com atenção.

Conseguiram entender o que é coesão e coerência? Espero que sim.

Beijos no coração!!!







Facebook Comments Box