O que são parlendas?

Já conversamos sobre as lendas. Hoje vamos falar sobre as parlendas? Será que são a mesma coisa?

As parlendas são muito famosas em nosso meio principalmente quando a gente é criança. E o legal é que a gente não sabe mesmo que tem esse nome. Parlendas são aqueles versinhos populares, que podem ter rima ou não. Não precisam ter sentido, a ideia maior é a gente brincar. Aliás, muitas se tornaram brincadeiras, que a gente adora quando criança.
o que são parlendas
Pirulito que bate-bate é um exemplo de parlenda

Objetivo

Tem sim o objetivo de entreter as crianças, mexe e trabalha com a imaginação delas. Afinal, elas viram brincadeiras, interação e ajuda muito na fala. Também é ótima para a oralidade, ou seja, para trabalhar a fala as crianças?

Características

Bem, primeiro que elas são fáceis de memorizar. E a parte mais legal é que elas são todas musicadas. Vamos pensar: é impossível falar “batatinha quando nasce” sem o ritmo. Tente você na sua casa. Viu como não dá? E, geralmente, a gente ainda faz com palmas.



Origem

Elas fazem parte do nosso folclore, da nossa cultura. A origem é popular, as parlendas são passadas entre as gerações e não sabemos como começou. Mas o legal é que todo mundo conhece.
E, claro, para vocês conhecerem mais e aprenderem, tem vídeo lá no canal contando, simulando algumas parlendas e fazendo o ritmo legal.
Clica para assistir 😉
https://youtu.be/B3WQqDJvSek






Facebook Comments Box