Sabe as diferenças entre conotação e denotação?

Vamos conversar sobre?

Muitas vezes,  dizemos coisas que não quer dizer exatamente o que parece. Acontece que a Língua Portuguesa apresenta uma grande flexibilidade e diversidade quanto ao sentido das palavras.

Uma palavra pode significar várias coisas em diferentes épocas e lugares, isso é fato. Mas quando o assunto é Conotação e Denotação, estamos falando sobre uma palavra ou expressão que tem um significado real e um imaginativo, que chamamos também de figurado.

Leia também: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão

Vamos a um exemplo:

Esse homem é um gato.

conotação e denotação diferenças
Fonte: Freepik

Você pode estar dizendo que é um gato animal ou que ele é muito bonito. E aí que entra a diferença entre compreender as diferenças:

  • Denotação: gato significa um animal.
  • Conotaçao: gato significa que ele é muito bonito.

A princípio, parece bem fácil E realmente é. Mas no meio de um diálogo ou texto, pode ficar confuso e é preciso atenção e conhecimento para compreender.




 

Atenção para saber que o contexto que a pessoa está falando. Se for uma história fantástica, é bem provável mesmo que o homem vire um gato através de magia. Ou se for aquela amiga debochada que adora falar umas bobeiras.

E conhecimento, pois algumas expressões são usadas apenas em alguns lugares ou em outras épocas. Sua avó provavelmente diria que o homem é um pão ao invés de um gato. Ou a amiga mineira que pede um trem, mas que pode significar qualquer coisa.

Conheça algumas expressões antigas aqui: Palavras que nossos avós usavam

Enfim, vamos conceituar a diferença entre conotação e denotação?

conotação e denotação
Salva no Pinterest

 

  • Denotação: A palavra em seu sentido real, original.
  • Conotação: A palavra em um sentido figurado, simbólico, diferente do original.

Essas diferenças a gente aprende com o cotidiano, com exercícios na escola e muita leitura. E, como eu sempre falo, sem vergonha de perguntar e/ou errar. E respeito com quem não entendeu também é fundamental.

Quer entender melhor? Tem vídeo no canal 😉








Facebook Comments Box