Já leu A Metamorfose, um grande clássico da literatura, do autor Franz Kafka?

Bem, reuni umas teorias malucas e troquei com uma amiga no whatsapp. Vim compartilhar com vocês. Mas antes, vamos ao resuminho para quem não conhece:

A Metamorfose conta a história de um jovem que, muito cansado do trabalho e de tudo, não consegue sair para trabalhar, fica trancado em seu quarto, definhando, com altos devaneios. E nesse período, ele vai se transformando em um bicho asqueroso. Era ele quem sustentava a casa, mesmo que seu pai tivesse saúde para tal. E, como viveu em uma época que mulheres não trabalhavam, a mãe e a irmã ficavam em casa. Diante dessa metamorfose, o pai retorna a trabalhar e a família se vira e arruma maneiras de ganhar dinheiro. Claro que isso gerou uma quantidade de sentimentos e atitudes ruins de sua família para o menino.

a metamorfose
Capa do livro, da coleção Literatura em cminha casa

A história segue com inúmeras análisees bem legais sobre o nosso sistema capitalista e uma teoria é bem clássica e debatida aos montes:

Apenas um membro da família trabalha e garante o sustento, é bem tratado, todo mundo vive no conforto, faz planos e “vive no bem-bom”. Quando essa pessoa para de trabalhar, ou qualquer outra coisa, a família se desustrutura e o atacam. Afinal, ele só servia para isso, para pagar contas. Ninguém mais queria trabalhar naquela família e se ver obrigado a sair da zona de conforto e trabalhar é um sacrifício.

Leia também: A Morte de Ivan Ilitch – Liev Tolstói

Agora vamos às teorias malucas..

Sim, bem doidinhas, estão preparades?




  • Essa é da minha amiga: Ele era homessexual. Todo mundo gostava dele, mas apartir do momento que ele assumiu (ou descobriram), não prestava mais. Não importa o que ele faz/fazia, seu caráter, se era um bom filho e todo o conforto que tinha para sua família. Se hoje muitos meninos sofrem após assumirem a homossexualidade, imagina naquela época. Seu pai o repudiava, a mãe e irmã tentavam disfarçar o que estava acontecendo e, claro, o mantinham escondido dentro de casa. Ninguém podia ver ou saber que ali havia um filho gay. Doeu na alma essa teoria.
  • Ele morreu. Digo no início da história e o tempo todo a família tentava lidar com o luto. Agora não tinham mais o conforto de antes, tinham que se virar com a sombra do menino em casa e se refazerem. Eu fiquei pensando nisso depois e lembrei da cena em que as duas arrumavam o quarto dele, mexiam em suas coisas. Mas a história da irmã dele, dos planos que ele tinha para ela e o livro terminar com os pais querendo arrumar um marido me tocaram. Sonhos e planos cancelados.

Enfim, independente das teorias, fica nítido que a obra sempre leva ao fato de uma deéndência nele, nos pai que preferia ficar em casa e usufruir do conforto de seu filho e como que o valor dele estava apenas em seu trabalho.

Um fato interessante é como a obra parece com a vida pessoal de Kafka: ele também tinha problemas com o pai. Segundo minha amiga, há rumores de ser homossexual (nunca li, mas joguei na roda).

Conheça o autor aqui: Kafka

Mas e você, o que acha das teorias de A Metamorfose? Muitos loucas? Tem mais alguma?

Vamos conversar e debater o assunto, lá no canal tem o vídeo, bora papear?








Facebook Comments Box