Beleza negra

Já ouviu a expressão: “nossa, que negra bonita”? Com certeza já, e provavelmente já falou também. Agora, e “que loira bonita”? Talvez nunca né?

A verdade é que estamos acostumados com ideia de um padrão de beleza: loira, olhos azuis, cabelo liso, magra e alta. Qualquer pessoa que fuja a esse padrão não pode ser considerada bonita. Como se fosse raro encontrar um negro bonito.

Lindas no Pinterest
Lindas no Pinterest

Aliás, os insultos-chamados-de-apelidos-carinhosos são falados todos os dias. Sabe aqueles que estamos acostumados? Macaco, gorila, noturno, etc. Há certo receio em dizer que a pessoa é negra, como se fosse um pecado ser.

E isso tudo é, sem dúvida, atitudes racistas, daquelas bem internas, disfarçadas e banais. Negras são lindas, loiras são lindas, ruivas são lindas, morenas são lindas. Todo ser humano é lindo. Beleza é uma questão de opinião, quem é bonito pra mim não precisa ser para você, e vice-versa. Essa é a grande maravilha do mundo.

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Cada dia que passa fico mais convencida disso. Hoje a internet tem ajudado muito a desfazer esse padrões. Mulheres (e homens também) do mundo inteiro estão cada vez mais se mostrando, assumindo sua identidade e sendo mais felizes e belas.

Fonte: Buzzfeed
Fonte: Buzzfeed

                A moda da chapinha está indo embora. Nada contra quem faz, mas é lindo ver todas as mulheres assumindo seus cabelos vulgarmente chamados de sarará e investindo nos mais diversos penteados capazes de deixar qualquer um de boca abeta.

                Eu particularmente estou encantada com essas novidades e tentando acompanhar as tendências. São lindas de verdade, são reais.

Pinterest de novo <3
Pinterest de novo <3

                Fora as propagandas que, se antes só os brancos faziam, hoje negros protagonizam, saem em fotografias de beleza e várias marcas já estão promovendo a beleza da diversidade. Ainda tem muito chão para andar, lógico, mas o caminho já foi traçado.

                Até porque nosso país é composto de uma diversidade racial riquíssima. Não cabe mais ficar estabelecendo padrões de beleza, agindo com preconceito. Quer dizer, nunca coube esse tipo de atitude, mais um motivo para hoje nós deixarmos essa ideia de lado e vive em harmonia.

              Cor da pele, do cabelo, formato de corpo nem nenhuma característica física define caráter de alguém. O que importa é o que cada um trás, a forma como age na sociedade.

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

                Essa semana falamos tanto em consciência negra, a internet ficou cheia de artigos maravilhosos sobre o assunto e me encantei com cada um que li. E ao mesmo tempo choquei com algumas notícias e, principalmente em saber que também tenho atitudes racistas sem perceber. Acho interessantíssimo nos mantermos informados e prestar atenção em nosso comportamento. Infelizmente vemos o racismo de uma maneira tão sutil  que quando assustamos estamos nessa também.

Quando li esse artigo aqui:(http://www.curtamais.com.br/goiania/18-expressoes-racistas-que-voce-usa-sem-saber) Fiquei abobada de ver como que a gente não percebe o que faz. Falar em beleza negra já é uma atitude racista, e, principalmente, falar em moda exótica, ousada, étnica. Falo tanto essa palavra, porque sou uma apaixonada nessa tendência.

OMG esse turbante :o
OMG esse turbante 😮

          Quero terminar parabenizando todas essas mulheres (e homens) que decidiram se assumir, mostrar para o mundo que todas somos lindas e ponto final.

                Viva todas elas \o/

                Um beijo grande no coração floooooooores

Titiii <3 Fonte: Globo.com
Titiii (fonte: Globo.com)

 

postagem-coletiva

Facebook Comments

16 Comment

  1. Priscila que linda a sua postagem falando da beleza negra, nos dias de hoje os negros estão com mais oportunidades mais acho que ainda é pouco, infelizmente o preconceito e o racismo ainda não acabou. Vejo muitas mulheres negras lindas seja na mídia ou pelas ruas elas fazem sucesso, seja negras, loiras,morenas, ruivas, cada uma tem a sua beleza e cada uma tem que se orgulhar de si mesma, Priscila excelente a sua postagem deixo aqui os meus parabéns para todas que são lindas, bjs.

    1. Verdade, cada uma tem q se orgulhar do que é! Infelizmente mesmo o preconceito ainda existe e, como falei de uma forma bem sutil.
      Obrigada pelo comentário, lindas tuas palavras!!
      Beijos

  2. Que post mais lindo, está de parabéns!
    Infelizmente ainda há pessoas preconceituosas mas a cada dia as pessoas de pele negra estão conquistando mais o seu espaço!
    Bjos

    1. Verdade, as coisas estão mudando devagar, acho legal a gente ajudar a dar essa força para acabar o preconceito de uma vez
      Beijo no coração floooor

  3. Que post maravilhoso!
    Esse pensamento preconceituoso é realmente péssimo.
    E as fotos do post foram muito bom escolhidas. Muito lindas!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    1. Obrigada querida, também amei as fotos, adoro a possibilidade de passear pelo Pinterest 😉
      E sim, o pensamento preconceituoso é pessimo, temos eliminá-lo da nossa vida

      Beijo grande floooor

  4. Lindo texto e linda reflexão! Com certeza, concordo muito com vc! É lindo se olhar, se amar, se aceitar! Cada um é especial do jeitinho que é.
    Tbm fiquei super feliz com a quebra de paradigma da chapinha! Assumir os cachos naturais, ter orgulho deles é muito lindo!
    Todos são lindos!

  5. Eu ainda fico indiguinada em como em pleno 2016 ainda exista esse preconceito idiota de classificar e avaliar as pessoas por cor da pele, não sou negra mas sou plus size e sonho com o dia em que todos não importa cor, raça, descendência ou tipo de corpo consigo ser considerado “normal” aos olhos da mídia.

    1. Acredito que estamos caminhando para esse dia, mas em passos muito lentos. Acho que apreciáramos tentar dar um jeito de acelerar um pouco com lutas e conscientização
      Beijo grande no coração flor vamos juntas nessa luta

  6. Eu sempre achei que a beleza real é a que vem de dentro. Que mostra quem a pessoa realmente é são suas atitudes e sua maneira de tratar o próximo!

    1. Sim, o que vem de dentro é o que realmente importa. Lindo seu comentário
      Beijo grande flooooor

  7. Gostei muito da sua postagem, e eu gosto de ver o coração das pessoas e não jugar pela aparência. Seu post é inspirador.

    1. Obrigada querida! Lindo vc dizer que gosta de ver o coração das pessoas, é isso mesmo o que importa.
      Beijo no coração

  8. Acho tão lindo e necessário esse empoderamento negro, sou apaixonada pela pele negra e os cabelos então <3

  9. Que maravilhoso o seu post sobre esse tema.
    Parabéns!!!

    1. Obrigada querida <3

Deixe uma resposta