Oláá!!! Desastres de Sofia é o conto escolhido do mês de Março para o Projeto Clarice-se!! Vamos conversar sobre ele??

Fonte: Blog da Letrinhas

Desastres de Sofia conta a história de uma menina de 9 anos (Sofia) que era encantada pelo seu novo professor, mas infernizava suas aulas. Certa vez, ele pediu uma composição de uma história e ela, bem sapeca, escreveu com suas palavras apresentando uma lição de moral completamente diferente à história. O professor, ao ler sua escrita, elogia-a, deixando a menina com raiva, traída, destruída.

Saiba mais da história nesse vídeo: Desastres de Sofia 

Bem, resumi bastante pois o conto é extenso rs

O que consegui tirar dele?

Sofia era uma menina órfã de mãe, ao mesmo tempo sapeca e recatada. Amava brincar, mas também amava mergulhar em leitura. Acredito que dentro de si escondia e guardava alguma coisa grandiosa, na qual ainda não estava pronta para colocar para fora.

Ao conhecer o professor, nutre um amor tão estranho, incontrolável que não sabia lidar com ele, era mais fácil infernizá-lo do que demonstrar o afeto. Talvez para ela fosse difícil essa demonstração, provavelmente por sua carência.

 

É válido lembrar que naquela época não era tão comum haver professores homens lecionando para crianças. A princípio com certeza foi um susto para ela.

Sofia estava com apenas 9 anos. Idade em que ainda brincamos, mas a adolescência já começa a querer chegar. Certos sentimentos são difíceis de entender.

Fonte: YouTube

Enfim, voltando a história, a menina tinha dificuldade em se expor, até mesmo por conta de sua idade, era um sentimento novo, não sabia o que era, muito menos como agir. E foi em sua redação, escrevendo, algo que amava, que conseguira se expressar,colocar para fora aquilo que era de verdade.

Há um tesouro disfarçado, que está onde menos se espera.

Quando o professor a elogia, ela diz que perdeu a confiança nos adultos, pois pensava como uma criança. Mas na verdade, ainda não havia entendido o oposto: ela estava crescendo. Aquela fala foi como um acordar para o amadurecer.

Ele enxergou o que havia dentro dela. Sofia era realmente esse tesouro disfarçado, mas ainda não havia percebido.

Fonte: Unconvetional Cinderella (Pinterest)

Acredito que a pertubação mental da menina aconteceu pois ainda era nova e não conseguia entender que, na redação, falara de si mesma.

Desastres de Sofia foi um conto bem interessante, assumo que difícil de entender. Acho que depois de O ovo e a galinha – Projeto Clarice-se BEDA#28, foi o que precisei ler mais vezes.

Clarice Lispector brinca com antíteses, joga com emoções opostas: amor e ódio. São sentimentos que habitam dentro de nós e geram conflitos. Ora a gente ama, ora a gente odeia.

Fonte: O Pensador (créditos na imagem)

O que pude tirar do conto Desastres de Sofia foi essa antítese, esse jogo de amor e ódio tão comum no processo de amadurecimento. Como é conflitante e importante esse conflito para o crescimento.

E vale a pena lembrar que o título do conto é referência ao livro Desastres de Sofia, de Condessa de Ségur. Ainda lerei e resenharei!!

Mas e você, já tinha lido esse conto? O que pensa sobre ele? Vamos conversar!!

Beijo no coração!!

 


 

 

Facebook Comments Box