A gorda e volta por cima foi escrito em 1985, por Carlos Heitor Cony.

Conta a historia de Gilmara, terceira filha de uma família de classe media.Suas irmãs (Maria do Carmo e Maria de Lurdes) são magras, bonitas e populares. E ela não. Por exemplo: seu nome é masculino feminilizado, é gorda e, por isso, infelizmente, ninguém gostava de brincar com ela.

resenha a gorda e avolta por cima
O livro tem apenas 80 páginas. E com ilustrações. Não tem desculpa rs

Desde pequena, sua vida foi marcada com bullying e angústias:

  • Não tinha amigos, era alvo de chacota pela sua gordura.
  • Era exemplo do que não era para ser (se continuar assim vai ficar igual a Gilmara/ Quer ficar igual a Gilmara?)
  • Suas irmãs implicavam com ela
  • Precisou usar óculos por conta de uma brincadeira sem graça da irmã
  • Seus pais a tratavam mal
  • Era motivo de vergonha para a família.
  • Piadas sem graça
  • Depressão
  • Vontade louca de emagrecer, ser bonita, mas sua família achava um caso perdido.

 


Durante a leitura, Carlos Heitor Cony narra vários acontecimentos ofensivos em sua infância, tanto pela família (que era bem nojentinha) e colegas. Tudo por ser gorda, ser a feia da família.

Enfim, a grande virada da história foi quando ela resolveu emagrecer por conta própria e sair para correr no calçadão da praia.

O motivo foi uma decepção muito grande (para saber, só lendo o livro) que ela passa na escola. Não quer mais ir estudar, surta e toma essa decisão que, na minha opinião, foi bem radical.

sinopse gorda volta por cima
Sinopse do livro A gorda e a volta por cima, mais a foto de Carlos Heitor Cony

E, assim, ela descobre que tinha conquistado o coração de Tetel, um menino bonito, rico e popular. Foi bem difícil no início, mas depois ela acaba abrindo espaço para conhecê-lo melhor.

O livro é ótimo para conversar sobre gordofobia e autoaceitação. É marcado por alguns close-errado, porém a gente dá um desconto pela época que foi escrito. Até porque ficou como um motivo para debate.

Pensando nisso, resolvi gravar um vídeo com um bate-papo sobre o assunto. Assista, deixa seu comentário sobre o que você pensa sobre o assunto e compartilhe com os amigxs que precisem do conteúdo.

 

Beijos no coração!!

 






 

Facebook Comments Box