Retratos de Carolina, resenha:

Priscila era rica, morava numa casa linda e tinha de tudo. Ao contrário de Carolina que, mesmo com boa condição financeira, não chega aos pés. Por isso a protagonista ficava admirada. Além de tudo, Carolina tinha problemas de relacionamento com sua mãe, que, aliás, era uma personagem bem tóxica. Mas não falo mais nada porque é spoiler.
Retratos de Carolina - Lygia Bojunga
Retratos de Carolina, de Lygia Bojunga

 

 

Só sei que quando eu li aquela cena, pensei: isso vai impactar em alguma coisa lá na frente. Nos próximos retratos, Carolina aparece já adolescente, em Londres, passeando, apaixonada pela cidade. E também por um vestido, mas não falarei mais nada. Já quase adulta, Carolina começa a fazer arquitetura, tem sua nova melhor amiga e conhece o dito homem certo.

Daí para frente, é só ladeira abaixo e seus retratos ficam cada vez mais tristes.

Retratos de Carolina é o primeiro livro de Lygia já na casa da escritora. Durante seus escritos, a autora gosta de conversar com nós leitores, de entrar e interagir na história. É divertido e emocionante também, quando Carolina começa a questionar Lygia sobre a história que escrevera pra ela e diz como gostaria que fosse.



Retratos de Carolina - Lygia Bojunga
Por dentro
É um diálogo bem louco, mas pensei em algumas coisas:
Nós temos a nossa história quando criança, as coisas acontecem. Nem tudo é como querermos, são flores… mas quando a gente cresce, tem condições de seguir nosso caminho, escrever nossa história.
E, claro, Lygia encerra a história encaminhando a personagem para um retrato mais feliz. Mas não escreve um final feliz. Ela deixa em aberto como quem dissesse: agora é com você.
Retratos de Carolina - Lygia Bojunga
Sinopse

O que eu achei?

Confesso que inicialmente senti um pouco estranho, é uma história profunda, Lygia Bojunga sempre aborda temas de psicologia, me faz viajar na maionese e fazer reflexões (sou dessas). Achei que o início foi meio rápido. Mas a história foi crescendo.
Após o casamento de Carolina, todas as situações que ela vive, seus diálogos com o pai, ela começa a se ver (e a gente também), como aquela menininha lá do início da história.



É interessante que essa é a maior verdade. O que a gente vive na infância, nos marca, mesmo que a gente não lembre. Mas algumas coisas são tão impactantes que nos marcam pra sempre, fazem sentido na vida adulta.
Retratos de Carolina é uma história de Lygia Bojunga cheia de questões psicológicas, profundas, temas polêmicos (como estupro no casamento), mas com a doçura que só a autora consegue colocar.

E tem vídeo no canal

 




Facebook Comments Box