Mariana, Minas Gerais

Mariana já foi a primeira capital de Minas Gerais, fica bem do ladinho de Ouro Preto. É famosa pela arquitetura barroca colonial, Mariana é uma cidade pequenininha e fofa, que vale super a visita.

Sobre a tragédia que ocorreu: não foi no centro, foi mais afastado da cidade e, infelizmente, não se recuperou.

Eu e minha amiga estávamos em Ouro Preto e decidimos passar um dia em Mariana. Confira o post sobre Ouro Preto aqui: Conhecendo Ouro Preto – MG

Passeamos também a pé o dia todo, tem bem menos ladeiras, então conseguimos descansar. Dá para conhecer tudo em apenas um dia, conhecer os pontos turísticos e curtir os barzinhos em volta da praça.

o que fazer em mariana mg
Igrejas NS do Carmo e São Francisco de Assis (no centro histórico)

O que fazer em Mariana (MG)

  • A cidade conta com igrejas históricas, abertas para visitação (aconselho conferir horários, pois pegamos a São Pedro dos Clérigos fechada).
  • Museu de Arte Sacra;
  • A praça Claudio Manoel da Costa (onde aconteceu a seresta e tem algumas festas);
  • A Praça Gomes Freire (bem famosa, fofa, com atividades para as crianças, cercada de barzinhos e cafeterias para comer e curtir a vida noturna);
  • O Centro Histórico, com as duas principais igrejas, que é o cartão postal da cidade.
  • A Mina da Passagem, que é uma das maiores minas do mundo (não fomos pelo preço)




 

Um bônus bem legal

Existe o passeio de Trem que sai de Ouro Preto para Mariana. Decidimos não fazer, mas todo mundo elogia. Podem reservar aqui: Passeio de Trem

Aproveite para conhecer um passeio de Maria Fumaça que já fiz: Passeio de Maria Fumaça -Serra Gaúcha

igreja mariana
Igreja Nossa Senhora do Carmo por dentro

 

Como chegar em Mariana (MG)?

Bem, estámos em Ouro Preto, então pegamos um ônibus que sai de lá de 30 em 30 minutos nos dias de semana e de 1 em 1 hora no domingo (Julho de 2022), pagamos um pouco mais de 6 reais. Ele entra na rodoviária e vai até o centro da cidade.

Se estiver de carro, pode seguir o Google Maps e aproveitar para conhecer os arredores:

 

Enfim, Mariana tem uma vibe super gostosa, achei bem melhor para famílias com crianças e idosos por conta das ladeiras e o trânsito é melhor. Ótimo lugar para quem quer descansar, aprender mais da história do país e ficar mais de boas. Mas eu aconselho aproveitar e combinar com outras cidades históricas.

E, claro, tem vídeo no canal para vocês conferirem bem melhor a cidade 😉









Facebook Comments Box