Olá! essa é para quem tem medo de ler os clássicos.

Sim, para muita gente, é normal, até legal. Uns preferem e até se acham mais cultos (por favor, não seja essa pessoa). Mas assusta um pouco, porque sempre tem aquela imagem que é difícil rebuscado e nunca vai entender.

Então, separei 5 clássicos pequenos para começar a ler e descobrir que não é um bicho de sete cabeças.

Partiu conhecer?

A revolução dos bichos (ou A fazenda dos animais) – George Orwell

clássicos pequenos livro
A revolução dos bichos

Sim, é o mesmo livro, saiba sobre a mudança da tradução aqui: Amazon. Enfim, é uma fábula em que os animais se revoltam com seu fazendeiro por não quererem mais trabalhar para ele, sem usufruir de seus direitos. Após a revolução, começam a produzir o que consomem e para esse fim. Vivem com abundâncias e mais felizes, trabalhando menos e comendo melhor. Até que algumas coisas começam a ficar estranhas…. É uma reflexão sobre nossas sociedade, uma crítica a respeito de políticas totalitárias e faz a gente pensar sobre uma sociedade ideal. Mas ela seria possível?





 

Viagem ao centro da Terra – Jules Verne

clássicos pequenos
Viagem ao centro da Terra

É uma aventura deliciosa, onde um senhor com seu sobrinho e um companheiro vão descobrir o que há no centro do nosso planeta. O autor fez especulações sobre o que teria lá e é lindo de se ler. Se você já viu o filme (tanto o antigo quanto o atual), saiba que a história é bem diferente e muito mais legal. A gente se espanta, maravilha e se diverte imaginando o que realmente há por lá. E pensando que foi escrito entre 1864 e 1867, ainda não conheciam coisas que hoje temos conhecimento.

A metamorfose – Franz Kafka

metamorfose clássicos pequenos
A Metamorfose

É a história do rapaz que, cansado do trabalho e da vida, não consegue sair de seu quarto e começa e devanear e se definhar, transformando-se em um bicho asqueroso. A história traz uma série de análises malucas e importantes para a vida pessoal e social. Tenho um post sobre ele aqui:

A metamorfose – Kafka (teorias malucas)

A morte de Ivan Ilitch – Liev Tolstói

clássicos pequenos
A morte de Ivan Ilitch

Um clássico russo, que eu sugiro para começar a se aventurar nesse país. Inclusive foi o meu primeiro. Adoro a ideia de pensar que a literatura russa é isso ou aquio de melhor que as demais, superestimada por uma galera, mas que quando a gente pega para ler descobre que flui legal e, por mais fantástica que seja a história, é maravilhosa como muitas outras.

E também tenho post sobre ele aqui: A Morte de Ivan Ilitch – Liev Tolstói

A ilha do tesouro – Robert L. Stevenson

5 clássicos pequenos
A ilha do tesouro

Uma das minhas paixões da adolescência. Lembro até hoje dos meus olhinhos brilhando enquanto lia essa aventura tão maravilhosa. É de fato uma história de piratas, de mapa do tesouro. Pensa na adrenalina que senti enquanto lia… Quero muito reler, agora adulta, para recordar esse sentimento e relembrar, pois já esqueci muitos detalhes. E, para os mais curiosos, inspirou para esse filme da Disney que foi subestimado e não deveria: Planeta do tesouro (lembro que vi sem saber e ficava o tempo todo associando, depois que descobri, me senti o máximo).

Enfim, esses foram os 5 clássicos pequenos para vocês conhecerem. Conhece mais algum? Coloca lá nos comentários do Youtube para a gente trocar e ler cada vez mais.

E lembre-se: ninguém é mais inteligente e mais leirot porque lê clássicos. Livro é livro.

E fiquem com o vídeo:









Facebook Comments Box