Olá! Dia 18/05 comemoramos o Dia Internarcional do Museu.

E, para celebrar essa data, separei aqui 5 museus nacionais para conhecer. Todos eu já fui e selecionei os que mais gostei. E, se quiser conhecer mais, tem uma aba aqui só com os posts dos museus que já fui (tem mais que não resenhei, mas me aguardem).

Conheça todos aqui: Museu

Enfim, vamos à listinha dos meus 5 museus nacionais?





 

Museu Oscar Niemeyer, Curitiba

museu nacional do olho
Miniatura do museu

Também conhecido como Museu do Olho, por conta do formato de olho em uma das partes. Cheio de obras de arte, tem uma sala que você pode produzir sua arte, além de uma mostra em miniatura das obras de Oscar Niemeyer. Tem post falando sobre ele aqui: Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho) Curitiba – PR.

Museu de Cera, Gramado

museu de cera gramado
Meuseu de Cera e Motor Show

Foi a segunda vez que entrei em um museu de cera, e fiquei encantada com as artes. Algumas celebridades, pessoas importantes e até personagens de filmes. Todos dentro de um cenário e dividido em ambientes super legais. É como um labirinto, e achei legal pois o museu nem é tão grande, mas super bem aproveitado. Conheça mais sobre ele aqui: DreamLand – Museu de Cera em Gramado.

Museu da Inconfidência, Ouro Preto

museu nacional
Um pouco do que vi

O último museu que conheci e fiquei encantada. Já começa com a arquitetura barroca, lindíssima, e passa pelos objetos históricos da época da Inconfidência Mineira e um momento especial para contar a história e homenagear os inconfidentes. Acabei não fazendo postagem, mas pode conferir sobre ele aqui: Inconfidência.

Ah, e conheça minha viagem à Ouro Preto: Conhecendo Ouro Preto – MG

Museu das Minas e do Metal, Belo Horizonte

museus nacionais minas gerais
A bela arquitetura do museu, na Praça da Liberdade

Um dos mais lindos e encantadores que já vi. Conta história de mineiração, um setor sobre pedras e rochas, com maiores detalhes sobre cada uma, do tipo que dá para passar o dia todo. Amei que tem um mapeamento do corpo para saber como anda a saúde (tipo exame de sangue). Mas o mais encantador foi ver e PODER TOCAR em um meteorito. Fiquei um tempão pensando sobre ele e como nosso mundo é grande e somos pequenas dentro dessa imensidão. E, claro, tenho postagem dele aqui: Museu das Minas e do Metal (Belo Horizonte)

 

Museu Imperial, Petrópolis

museu nacional imperial petropolis
O museu era uma das casas de D. Pedro

Um dos meus queridinhos e um dos primeiros que conheci na vida. Muitos objetos da era de Dom Pedro e Teresa, incluindo itens pessoais. Lembro eu adolescente vendo as alianças deles e chocada com o diâmetro dos dedos. A arquitetura também é linda e uma viagem no tempo. Tem carruagem e um jardim belíssimo. Não tenho postagem, pois fui faz bastante tempo e n~so tinha blog. A última vez que fui a Petrópolis passeei do lado de fora apenas.








 

Qual mais gostou?

Qual museu nacional colocaria na lista?

Beijos no coração!!

Facebook Comments Box