Olá, vamos conversar sobre o livro Vivendo nas entrelinhas ?

Bem, esse é o livro de estreia da Juliana Cirqueira, YouTuber linda que acompanha há ano. Aliás, se você não conhece, clica aqui para conferir: Ju Cirqueira!!

Comprei o livro na Bienal do ano passado, com direito a autógrafo e abraços. Spoiler: ela é pura simpatia.

Veja o vídeo da Bienal aqui: Bienal SP 2022

vivendo nas entrelinhas ju cirqueira
Linda a capa, não?

E agora, sem blablabla, vamos à resenha?

Vivendo nas entrelinhas conta a história de Helô, uma professora de História, bem desgastada com a vida, uma rotina sem graça e cansativa e que sempre fica pensando que poderia ir além. Seu casamento era ok, os dois trabalhavam muito, mas algo estava esquisito. Sentia falta de algo, de um passado bom, mas não consegue comrpeender o que. Mas como sempre gostou de ler, sentiu uma necessidade enorme de retomar o hábito. Ao pegar um livro na biblioteca da escola, descobriu um panfleto sobre um clube de leitura e (mesmo sem graça) se inscreveu e foi. Fez amizades, sentiu um brilho voltar devagar em sua vida, ia trabalhar mais feliz e se redescobriu na leitura.

Leia também: Uma história de Verão – Pam Gonçalves




 

História bem fofinha, né? Só que não rs!

  • A cada cena eu começava a entender o porquê de chamar “Vivendo nas entrelinhas”. Como comentei no início, alguma coisa estava esquisita e alguns detalhes a faziam perceber isso, mas no todo parecia que estava normal.
  • Já começava pelas amizades (que eram do marido) que ficavam o tempo todo questionando sobre a profissão dela, se tinha vontade de mudar de área. Nem sempre queria sair com eles, mas achava que era só cansaço. E ia.
  • Sentia falta de sua família, mas como se mudou de cidade, trabalhava muito, não visitava. Não conseguia achar tempo para visita, conversas… e era o que mais queria fazer. Era cansaço, falta de tempo ou algo mais?
  • Quando começou o clube, com novas amizades, sentia o marido diferente, ele ao mesmo tempo que a agradava demais, era hostil e trabalhava mais ainda. Foi exatamente enxergando nas entrelinhas que começou a desconfiar o que estava acontecendo.

Bem, acho que paro por aqui para não dar muito spoiler.

Leia também: Samanta Sweet, executiva do lar – Sophie Kinsella

Vivendo nas entrelinhas fala de abusos, de violência psicológica, aquela que você só percebe quando chega em um limite, ou algum acontecimento te acorda. E a pior parte, na minha opinião, é olhar pra trás e ver que esse tipo de coisa sempre aconteceu, mas de tal forma que não percebe. A gente até imagina que tem alguma coisa errada, mas não sabe o que é. Acha que é cansaço, só uma fase oi o pior: o erro estpa com a gente.

livro vivendo nas entrelinhas
A orelha do livro

Eu consegui me emocionar muito com a história. A Ju conseguiu colocar as sutilezas do caso de uma forma que fez a trama ir crescendo, eu fui percebendo junto com a Helô o que estava pegando. 

Leia também: Retratos de Carolina – Lygia Bojunga

Achei também que a Ju foi sensível ao escrever, sem colocar um peso na Helô, que permitiu tudo aquilo acontecer, que devia ter feito isso ou aquilo, colocando a culpa na vítima, como sempre termina essa coisa na vida real. Em Vivendo nas entrelinhas, nossa protagonista é acolhida, respeitada e orientada a tomar as providências necessárias.

Eu que já vivenciei situações como essa, me senti acolhida junto. A culpa nunca é da vítima, até porque o abuso acontece de forma muito, mas muito sutil.

Enfim, amei o livro e espero mais obras da Juliana.

Já leu Vivendo nas entrelinhas?

 







Facebook Comments Box