Olá! Conhece algum livro infantil sobre protagonismo negro?

 

Esse assunto é mais que importante para nossa população mundial. Lidamos com racismo desde muito antigamente, algo que nunca deveria ter existido e ja poderia ter acabado.

Todos os dias pessoas morrem única e exclusivamente por ser negra, sofrem preconceitos, ganham menos, perdem oportunidades de empregos e, ainda por cima, são ridicularizadas, acreditando que são feias pela cor da sua pele e pelo seu cabelo.

protagonismo negro livros infantis
Fonte: Depositphotos

Leia também: Beleza negra

Eu mesma já me senti inferior várias vezes quando mais nova porque tenho cabelo crespo. Anos em salão porque tinha que dar um jeito no cabelo “feio”.

E como podemos dar fim nisso? Bem, de muitas maneiras, mas, principalmente, através da Literatura, de histórias, que discutam racismo e tenham o protagonismo negro.

Quantas histórias conhecemos onde as protagonistas são negras? Quantas princesas negras nos filmes nós já vimos.

 


Conheça duas releituras de clássicos com personagens negros: Geekerela – Ashley PostonA Pequena Sereia e o Reino das Ilusões.

Levamos tanto tempo para termos a primeira, a Tiana, de A Princesa e o Sapo. Mas, curiosamente, ela passa a maior parte do filme como um sapo.

Hoje vejo um olhar maior para isso. Vários autores, inclusive negros, escrevem sobre essa temática, ou simplesmente um livro sobre outra premissa, mas com a protagonista negra. Não sendo mais, apenas, a coadjuvante.

Acompanhe uma lista com algumas obras aqui: Leia já  e neca.org

Eu mesma, enquanto escritora, só fui cair a ficha sobre isso para o meu terceiro livro, que abandonei, mas mantive em Sonhos de Menina.

protagonismo negro livros infantis
Fonte: Depoisitphotos

E por que é tão importante?

Se pararmos para pensar, uma criança, quando lê, ouve ou vê uma história, ela se identifica com a personagem. Descobre a si mesma, entende que é normal, é bonita, que alguém tem o cabelo igual ao dela.

As crianças brancas entendem juntas que preconceito é algo que não deve existir, lida com naturalidade com a diversidade e cresce sem preconceitos. Porque ninguém nasce racista, elas vão aprendendo com o passar do tempo, o que é muito, mas muuuito errado.

E, pensando nisso, no vídeo de quinta, trouxe uma lista com algumas obras infantis sobre racismo e protagonismo negro. Assista e comente outros títulos que conhece, vamos compartilhar e divulgar para cada vez mais pessoas:

 

Beijos no coração!!







Facebook Comments Box