Olá! Vamos de resenha do livro Sapato de Salto, da autora Lygia Bojunga?

Leia mais duas resenhas de livro da mesma autora: A Bolsa Amarela – Lygia BojungaO sofá estampado – Lygia Bojunga.

capa do livro sapato de salto lygia bojunga
Sapato de Salto – Lygia Bojunga

O livro Sapato de salto de Lygia Bojunga fala de assunto polêmicos e importante de forma acessível. Por ser uma obra infantojuvenil, ainda mais conhecendo a escrita de Lygia, confesso que demorei pra digerir a leitura, me deixou abalada, mas fluiu bem e recomendo demaaaaaaais a leitura.

Sapato de salto tira todo o rótulo da criança inocente e nos mostra um lado que, muitas vezes, ignoramos, mas que existe no mundo todo, muita criança que sofre abusos, como Sabrina, a protagonista. O livro retrata essa realidade.

A narrativa já começa com a menina Sabrina (10 anos), após ser adotada, sofrer maus tratos e ser abusada sexualmente pelo pai adotivo. E nota: ela foi adotada para ser empregada, não para ser filha.

Logo após, é resgatada pela sua tia Inês, irmã de sua falecida mãe e tudo parece melhorar. Conhece sua avó materna também, que possui um distúrbio psicológico e alguns vizinhos, como Andrea Doria, um menino de 13 anos que gosta muito de dançar.

 


Nesse meio tempo, a narrativa viaja e volta ao passado, contanto a história da mãe de Sabrina, sua família e como foi todo o desenrolar até chegar no momento em que se passa a história. Muita reviravolta e sofrimento. E qual a importância do Sapato de Salto na história toda.

Quando as coisas parecem melhorar, o arco da história dá uma cambalhota e tudo piora novamente, da pior forma possível. Doeu o coração, apertou o peito e eu precisei digerir cada rumo em que a vida da menina Sabrina levava (não vou contar para não dar spoiler demais). E como toda a vizinhança lidava com a menina, colocando como sempre a culpa na vítima, esquecendo que era uma criança.

Paralelo a toda a história de Sabrina e sua família, conhecemos mais sobre Andrea Doria, sua mãe Paloma, seu tio Leo e o pai machista babaca. Um menino se descobrindo sexualmente, sofrendo também maus tratos pelo pai e tinha em seu tio a presença paterna que tanto precisava.

Paloma era vítima de um relacionamento abusivo no qual não encontrava forças para sair dele. Estava grávida de uma menina, depois de 13 anos tentando o segundo filho. Em meio a maus tratos, ela encontra em seu irmão o apoio que precisa e a força para sair de sua situação, mas não foi fácil.

As duas famílias se unem para se ajudar. Dona Paloma vira o anjo de Sabrina e sua vó e termina com a promessa de uma vida nova.

Sapato de salto foi um livro doloroso, porém essencial. Aborda o machismo em todas as suas formas: “abuso sexual infantil, prostituição adulta e infantil, homofobia, relacionamento abusivo hétero e homossexual, etc.”

E, claro, gravei um vídeo com todas as minhas considerações sobre a história. Clica para assistir:

 

Beijos no coração!!!








Facebook Comments Box